A última geração do principal banco de dados do mundo, o Oracle Database 12c está disponível em diversas plataformas. O Oracle Database 12c Enterprise Edition inclui mais de 500 novos recursos, incluindo uma nova arquitetura que simplifica o processo de consolidação de bancos de dados na nuvem, permitindo que os clientes gerenciem muitos bancos de dados como um só sem alterar seus aplicativos.
Com novas tendências mercadológicas, como a Cloud Computing, surgiu o conceito de multinent. O modelo multitenant estimula uma forma de comercialização e distribuição software computacional conhecido como SaaS (Software as a service – Software como serviço). Com objetivo de melhorar o gerenciamento dos recursos computacionais e reduzir de custos, o multitenant propõe um compartilhamento de recursos na estrutura de banco de dados e isso resulta na consolidação de entidades que necessitam usar o recurso computacional, com isso elimina-se a necessidade de estruturas redundantes no banco de dados Oracle. O SGBD Multitenant é utilizado para hospedar diversos bancos de dados independentes dentro de um único sistema, permitindo o compartilhamento eficaz de recursos em diferentes níveis de abstração e isolamento.
Oracle Real Application Cluster (RAC) é um produto muito conhecido hoje em dia dentre as grandes soluções que a Oracle oferece para manter a Alta Disponibilidade dos dados de um negócio. Oracle RAC permite compartilhar a carga de trabalho entre todos os nodes que compõem o cluster, resultando em uma configuração de N-1 para falhas nos nodes, onde N é o número total de nodes.
Oracle Real Application Clusters One Node é uma instância única de um banco de dados habilitado para Oracle Real Application Clusters e executado em um nó do cluster. Permite consolidar vários bancos de dados em um único cluster e, assim, aumenta a flexibilidade que a Oracle oferece para consolidação de banco de dados, ao mesmo tempo em que reduzindo o gerenciamento por fornecer uma implantação padrão para as edições do banco de dados Oracle altamente disponíveis.
Fornece proteção e disponibilidade de dados em tempo real, eliminando os problemas inerentes de outras soluções de proteção de dados, garantindo assim a detecção exclusiva de erros e reparo automático, acesso somente leitura a um banco de dados físico em standby para descarga de trabalho de produção e proteção de recuperação de dados sem perda de dados em qualquer distância sem afetar o desempenho.
Fique em conformidade com as obrigações regulamentares e de privacidade que requerem criptografia e criação (display masking) de dados de aplicativos, como cartões de crédito, benefícios da Previdência Social ou informações de identificação pessoal (PII). Ao criptografar os dados em repouso e mascarar os dados sempre que eles saírem do banco de dados, o Oracle Advanced Security proporciona a solução mais econômica para proteção abrangente de dados.
Com mais de 20 anos de desenvolvimento, o Oracle Partitioning estabeleceu-se como uma das funcionalidades mais bem-sucedidas e comumente utilizadas do banco de dados Oracle. Com o Oracle Partitioning, um único objeto lógico no banco de dados é subdividido em múltiplos objetos físicos menores, chamados de partições. O conhecimento sobre esse particionamento permite que o banco de dados melhore o desempenho, a capacidade de gerenciamento ou a disponibilidade para qualquer aplicativo. Se você possui um aplicativo OLTP, data warehouse ou de carga de trabalho misto e se seu sistema é cem de GBs ou na faixa Petabyte, você se beneficiará do Partitioning. Consultas e operações de manutenção são aceleradas por uma ordem de grandeza, minimizando os recursos necessários ao processamento.
A quantidade de dados que as empresas estão armazenando e gerenciando está crescendo rapidamente – várias estimativas da indústria indicam que o volume de dados está dobrando a cada 2-3 anos. Esse crescimento exponencial de dados apresenta desafios enormes para TI. Além disso, à medida que os bancos de dados crescem a taxas aceleradas, é difícil continuar a atender aos requisitos de desempenho enquanto permanece dentro do orçamento. No Oracle Database 12c, vários novos recursos foram adicionados ao Advanced Compression, que aprimora os recursos de gerenciamento de armazenamento do Oracle Database.
Banco de dados In-Memory é uma nova e poderosa feature do banco de dados Oracle que vem no o Oracle Database 12 Release 1. O Banco de Dados Oracle In-Memory (IM) pode ajudar a executar essas consultas de análises e relatórios complexas tanto em banco de dados OLTP como DWH, suportando assim banco de dados de carga mistas.
Oracle Database Vault fornece um poderoso controle de segurança para ajudar a proteger os dados da aplicação de acesso não autorizados, e cumprir os requisitos de privacidade regulamentares. Os controles podem ser implementados para bloquear o acesso a contas privilegiadas para os dados de aplicação e controlar as operações sensíveis dentro do banco de dados usando a autorização por multifatores. Segurança das aplicações podem ser ampliados através da análise de privilégios e roles. Oracle Database Vault protege os existentes ambientes de banco de dados de forma transparente, eliminando tempo e custo consumido pelas alterações nas aplicações.
A Oracle fornece o banco de dados spatial and graph. A opção Oracle Spatial e Graph inclui recursos avançados para gerenciamento e análise de dados espaciais, sociais e aplicativos de dados vinculados RDF. O suporte para o modelo de gráfico de propriedades de uso geral é introduzido no Oracle Database 12c Release 2 (12.2) no Oracle Cloud.
O Oracle Real Application Testing é uma solução de gerenciamento de desempenho extremamente econômica e fácil de usar que permite que as empresas avaliem completamente o resultado de mudanças de um sistema em teste ou produção. O Oracle Real Application Testing permite uma qualidade de serviço previsível e ajuda a evitar problemas de desempenho com ajuste automático automatizado em um ambiente especifico. Facilita uma consolidação precisa e planejamento de capacidade e melhora a agilidade do negócio com uma adoção de novas tecnologias mais rápida e livre de risco. O Oracle Real Application Testing melhora significativamente a produtividade do DBA através da simples e fácil validação das mudanças no ambiente de banco de dados. O Oracle Real Application Testing é composto pelos seguintes recursos: Verificação Rápida do SPA, Analisador de Desempenho SQL, Replay do Banco de Dados, Repetição Concorrente do Banco de Dados e o banco de dados Consolidation Workbench.